1 de dezembro de 2013

Advento

O Advento é tempo de expetativa. Expetativa de que as coisas irão mudar e que alguém muito especial irá chegar, Jesus. Jesus que nos aquece o coração e nos tráz amor e salvação.

É celebrado durante as quatro semanas que antecedem o Natal de Jesus e que durante este tempo nos permite aumentar a esperança dar-nos conta de que Deus ama-nos, veio ter connosco e habita em nós, ajuda-nos nas nossas dificuldades e torna-se luz que ilumina o mundo.

No advento, devemos aprender a acolher Jesus, devendo tirar do nosso coração todos os sentimentos do nosso coração que nos impedem de fazer (egoismo, perguiça, mentira...) e nos dedicarmos ao PERDÃO e ao mais belo dos sentimentos, o AMOR.


Carissima comunidade,

Este ano convidamo-vos a partilhar connosco, a cada domingo do advento, a reflexão proposta pelos salesianos e aos mais novos o desafio  deixado pela SDCIA - Santarém, assim:

1º domingo do advento:

Leitura: Vigiai, porque não sabeis em que dia virá o vosso Senhor. (Mt 24, 37-44)

Fomos ensinados a programar todos os aspetos da vida, a ter tudo sob controlo. Mas as melhores coisas da vida surgem-nos de surpresa. São um dom de amor que os outros nos dão.
E o mesmo se passa com Deus. Ele vem ter contigo nos momenos em que menos esperas. Nas formas com que não estás a contar. Nos lugares onde não O esperavas. Ele é sempre maior, melhor, do que aquilo que d'Ele imagínas.
Mantém-te aberto, disponível, vigilante para esse encontro de graça e beleza com Ele.

"Ajuda-me a esperar por Ti, Senhor.
Quero estar presente para me encontrar conTigo.
Sei que só o encontro e a amizade conTigo poderão dar força à minha esperança.
Que o meu coração esteja disponivel e aberto a esta tua presença transformadora na minha vida."


Desafio:
Estar atento às pessoa que estão à tua volta.
Verificar o que elas mais necessitam.

2º domingo do advento:

Leitura: Porque a Deus nada é impossivel. (Lc 1, 26-38)

A crise trouxe-nos um doloroso choque com a realidade.
Descobrimos que o mundo é um lugar duro. Que os sonhos de felicidade fácil não passavam de mentiras inventadas pelos poderosos para nos entreterem.
E fomos caindo no extremo oposto; já não acreditamos em nada.
Não temos mais coragem para levantar a cabeça e sonhar.
Vai-nos fazer bem ouvir este Evangelho: a Deus nada é impossivel.
As dificuldades da vida são muitas. Mas lembra-te que com Deus o impossivel deixa de o ser.

"Obrigado por me dares Maria, como mãe e exemplo.
Com ela eu aprendo que é possivel dizer-Te sim com toda a força do coração.
Que pôr em Ti toda a confiança me traz muito mais alegria do que eu julgaria possível.
Obrigado por me mostrares, em Maria, que o mal e o pecado podem ser vencidos,"


Desafio:
Escolher 1 ou 2 das pessoas a que estiveste atento a semana passada
Realizar uma acção concreta que possa melhorar a sua vida.
Se houver dificuldade pode sempre fazer-se uma partilha de alimentos para a caridade da paróquia.

3º domingo do advento:

Leitura: É de João que está escrito: "Vou enviar à tua frente o meu mensageiro, para te preparar o caminho. (Mt 11, 2-11)

João veio á frente.
Para acordar os adormecidos.
Para acender uma luz na noite.
Para devolver coragem e fé aos desanimados.
Para que todos os homens e mulheres, de todos os tempos e lugares, se pudessem encontrar, face a face com o Messias Jesus.
Para que tu e eu pudéssemos encontrar o Senhor que vem para nos dar vida nova e feliz.

"Obrigado, Senhor Deus por me dares tantos sinais da tua bondade.
Por me enviares tantos mensageiros do teu Evangelho de alegria.
Abre os meus olhos á luz que tudo renova.
Abre os meus braços para a partilha e a solidariedade.
Abre o meu coração à esperança que não desanima diante das crises.
Abre os meus ouvidos ao teu convite de preparar o Natal de Jesus."


Desafio:
Elaborar um desenho, um postal, etc que manifeste as maravilhas de Deus presentes no mundo.
Enviar sms, colocar algo no facebook, mandar e-mails a amigos onde tornem evidentes as maravilhas da presença de Deus no mundo.
Podem também elaborar um pequeno texto (podem inclusive partilhar connosco através do blogue).


4º domingo do advento:

Leitura: Apareceu-lhe num sonho o Anjo do Senhor "Não temas receber Maria...". (Mt 1, 18-24)

José não é idiota. Usa a sua cabeça para pensar.
Faz as suas contas.
Mas no meio de todos esses esquemas bem arrumadinhos, Deus aparece e convida ao risco.
Desafia a seguir as palavras de um sonho. Não tenhas medo. Maria, José, tu, todos nós...
estamos metidos numa aventura de fé, de entrega confiada a Deus, que não cabe dentro da nossa zona de conforto.
E José teve a coragem de obedecer à voz do anjo.

"Senhor Deus, ampara-me para não ter medo.
Ajuda-me a dar espaço na minha vida para esse Jesus que Maria traz ao mundo.
Faz-me disponível para O aceitar como meu companheiro e irmão.
Ensina-me a ter nas minhas mãos abertas para todas as bênçãos que ele quer oferecer à minha vida."


Desafio:
Estar atento para ajudar nas tarefas de casa: o que será preciso arrumar, limpar, lavar...?
Ter uma atitude de serviço. Viver a caridade nas atitudes! E não te esqueças de ajudar numa tarefa muito importante: construir o presépio em casa e no teu coração.


Sem comentários:

Enviar um comentário