24 de novembro de 2013

Irmão Roger - Profeta da Confiança

O jovem Roger sentia dentro de si, um chamamento que o levava a crer criar uma comunidade onde fosse possível, todos os dias, os Cristãos reconciliarem-se entre si e com Deus, onde a bondade fosse uma realidade e vivida entre todos de uma forma concreta e onde o o amor fosse o coração de tudo. A sua vontade era de que a comunidade existisse e fosse uma realidade no meio do sofrimento para transmitir paz e esperança a todos.
Com a vontade de passar do sonho a realidade, no ano de 1940, com 25 anos decidiu e deixou a sua terra Natal na Suiça e foi viver para França, pais natal de sua mãe, e foi assim que em plena 2ª guerra mundial, foi viver para a pequena aldeia de Taizé (zona de Lyon) e começou a esconder e ajudar refugiados. principalmente Judeus.
No ano de 1949, alguns irmãos juntaram-se a ele, assumindo o compromisso de viver segundo as regras de Taizé, estabelecidas por Roger e que se centrava na vida comunitária. Ao longo dos anos e até á presente data, muitos foram os que se juntaram  á comunidade e que hoje conta com uma centena de irmãos católicos e de outras confissões Cristãs, oriundos de diversos países, inclusive Portugal.
Atualmente, o nome de Taizé evoca a paz, reconciliação e comunhão no mundo inteiro, para Roger a Igreja quando Reconcilia e Cura "torna-se naquilo que é o mais luminoso de si mesma: límpido reflexo de amor".
Todos os anos são acolhidos na comunidade, jovens que vêem viver uma semana de oração e partilha com os irmãos.
Roger, em 2005, já com 90 anos, durante a oração foi assassinado por uma mulher, no entanto para os irmãos Roger continua presente e acompanha a comunidade com a sua intercessão no céu, e a ser construtor de paz e comunhão. 
Roger transmitiu a importância do amor e do perdão, todos rezam pela mulher que o assassinou para que também ela encontre o amor e a paz necessária.


ORAÇÃO

"Obrigado, Senhor,
Por me teres dado a vida
E por me teres chamado para o teu grupo.
Chamas-me, todos os dia,
a ser tua testemunha no mundo,
Entre os irmãos.
Chamas-me a viver com os outros,
a encontrar-Te e a amar-Te
e a amar os outros
Tu, que vês a minha vida
e conheces todo o meu ser,
ajuda-me a estar sempre unido a Ti
e a todos os irmãos.
Pelo amor vivido em cada dia,
faz-me construtor de uma igreja viva,
de uma igreja comunidade".

Sem comentários:

Enviar um comentário