17 de fevereiro de 2013

I Domingo da Quaresma


Olá companheiros,

Estamos na quaresma, é o tempo especial que nos prepara para a grande Festa da Páscoa. São 6 semanas (40 dias) durante as quais a Igreja nos propõe uma caminhada com Jesus Cristo até à Sua Paixão, Morte e Ressureição. 

Vimos deixar-te aqui um desfio:

Viver, em família, o Tempo da Quaresma como um itinerário de viagem, seguindo Jesus através do Evangelho de cada domingo até à Páscoa.
Durante esta semana vamos procurar resistir ás tentações que nos perturbam e tentar manter a rota do nosso barco!

Então
• Lê o Evangelho (Lc 4, 1-13)• Tenta RESPONDER as questões abaixo:- O que aconteceu a Jesus?- E eu também sofro tentações?-  O que é que me acontecerá se eu me afastar de Jesus…e resolver fazer outra viagem por minha conta?• REZAR: “Procurei o Senhor e Ele atendeu-me, libertou-me de toda aansiedade, voltei para Ele e fiquei radiante.” (cf. Sl 33)• VIVER: Jesus, o nosso Capitão, quer conduzir-me ao “País da Vida.”Esta semana quero fazer uma boa confissão, arrepender-me das coisas másque me separam de Deus e dos outros.Escreve no BARCO o teu propósito de vida nova.


Se entenderes podes sempre fazer-nos chegar as tuas meditações, seja por email ou comentário.

7 comentários:

  1. Todos nós sofremos tentações e por vezes caimos nelas, é preciso tomar consciência disso e pensar a tentar sempre vencê-las.

    Se eu me afastar da barca de Jesus ficarei perdida sem saber para onde ir, começaria a encontrar caminhos errados e com esses caminhos eu ficaria triste e só!

    Sara

    ResponderEliminar
  2. Jesus teve de vencer 3 tentações: a tentação do Jejum, a tentação do poder e a tentação de desafiar Deus.

    Margarida V.

    ResponderEliminar
  3. As tentações do dia á dia são a da comida, da glória e do poder.

    todos nós temos tentações que nos afastam do caminho de Jesus e que devemos vencer e são o medo, a falta de fé e a vergonha de nos dizermos cristãos

    Vasco

    ResponderEliminar
  4. Jesus teve de vencer o diabo e a fome.

    Eu também tenho tentações, como todos nós e que nos afastam de Jesus, tento vencêlas e muitas vezes consigo, gosto muito de hamburgeurs e cachorros quentes, mas evito comer porque me faz mal, por vezes apetece-mke ficar em casa a jogar no PC em vez de vir á catequese, mas deixo de lado e venho, sei que é importante para mim este encontro com Jesus.

    O filho prodigo depois de sair de casa esbanjou o dinheiro e passou fome. Se eu me afastar do caminho de Jesus também me irei perder, irei pecar e não iria encontrar o caminho certo. Ter uma vida nova é bom e mau, bom porque me permitira refazer o mal que tinha feito e mau porque poderia não voltar a ter os bons momentos que tive.

    Filipe

    ResponderEliminar
  5. O filho pródigo, só depois de ter passado necessidades e fome, é que conseguiu dar valor aquilo que o pai lhe tinha sempre dado.

    Se eu me afastar, iria acontecer-me o memso que ao filho pródigo, ou seja, irei dar muito mais valor a Jesus, pois necessito dele ao longo da minha vida.

    Beatriz

    ResponderEliminar
  6. Depois de sair de casa do pai, o filho Pródigo, como tinha dinheiro, gastou-o em festas e depois quando ouve uma grande crise na terra, ele ficou sem dinheiro e teve de ir guardar porcos.

    Se me afastar de Jesus, irei afastar.me do caminho que leva a uma vida de paz e felicidade comigo e com os outros e encontrar uma vida que não me vai deixar ser feliz.

    Só posso dizer: Obrigada Senhor pela tua misericórdia, reflexo do teu infinito amor pelos homens

    Maria

    ResponderEliminar
  7. O filho gastou tudo e ficou com fome e em grandes dificuldades.
    Se nos afastarmos de Jesus vamos ficar abandonados e sentirmo-nos sozinhos.

    Jesus é amor, justiça e paz

    "Creio em Deus Pai todo o poderoso, criador do céu e da terra"

    Familia Ferreira

    ResponderEliminar