27 de junho de 2011

Acolher


Companheiros,
A vida é um presente gratuito de Deus. Fomos acolhidos por Ele e Dele aprendemos o sentido de acolher com o coração aberto.
O Evangelho de domingo passado, impele-nos a refletir na nossa disponibilidade a acolher a Deus e o outro e sermos acolhidos.
Eu …  tu …, ele acolhe e é acolhido
Nós … eles acolhem e são acolhidos
E vós? 
·     Acolheis?
·     Estais disponíveis para acolher?
·     Sois acolhidos?
·     Estais disponíveis para serdes acolhidos?
Também nós deixamos-te estas breves questões para que possamos em conjunto refletir sobre o valor e o sentido do acolher na nossa/vossa vida.
Bem-haja a todos

10 comentários:

  1. O acolhimento está presente no nosso dia á dia, em todas as relações e os encontros que fazemos na vida, mesmo quando pouco cuidamos dele ou o fazemos sem nos apercebermos que é dele que depende toda a relação futura que possa de ai advir.
    No entanto, detendo-nos a olhar á nossa volta, temos de admitir que parece ter ficado difícil exercer e firmar o acolhimento em nossas práticas cotidianas. São rostos enfadados, pouca disponibilidade para dois dedos de conversa, em que o factor tempo muitas vezes funciona como desculpa, gestos que nos impedem de algo mais que um simples olhar ou um fraco sorriso, muitas vezes mal interpretado, enfim uma infinidade de inumeras "coisas" que me inibem a mim e aos demais de o praticar, mas que tanta falta nos faz e nos poderá impedir de cair no isolamento da vida que tantos acabam por cair.

    Filomena

    ResponderEliminar
  2. O impacto social, tem influência em todo este processo, o ser humano encontra-se mais vulnerável e menos disponivel para as relações. Fecha o seu ouvido á escuta activa e lança-se apenas no reino da subjectividade, de indiferença diante do outro, em que apenas o valor troca conta, sob a moeda enganosa da sensação de salvamento e de conveniencia pessoal, de salvaguarda, de proteção do sofrimento, acabando por tropeçar no enfraquecimento das relações que estabelecem e que facilmente passam.
    Rogério

    ResponderEliminar
  3. Não quero chamar a atenção, mas pegando na ideia inicial e deixando a sociedade pouco disponivel de lado, acho que chega de culpar a sociedade em que vivemos e de nos recusarmos a acolher e a deixarmos ser acolhidos. Podemos fazer a diferença ao sentirmos que realmente o acolher é importante, assim como o ser acolhido, fazendo-nos bem a todos, porque não então fazer a diferença e mostrar que é nos faz bem a todos e que sim é a base de todas as relações.

    ResponderEliminar
  4. Isso mesmo, devemo-nos lembrar que acolher é receber, atender, aceitar, admitir, ouvir, acreditar, disponibilizar, dar a mão a …, uma infinidade de adjectivos que se “colocam” em prática no dia á dia e que nos leva a uma apróximação, um “estar com” e um “estar perto de”, assim como o ser acolhido. Esta atitude ou disponibilidade como se emnciona no artigo, implica, por sua vez, estar em relação com algo ou alguém e é exatamente nessa ação de “estar com” ou “estar perto de”, que devemos firmar o acolhimento como uma das acções de maior relevância e que podem fazer a diferença e contribuir para o acabar do individualismo e solidão em que se vive.

    Rodrigo Fonseca

    ResponderEliminar
  5. Boa Rodrigo, Com o teu comentário levaste-me ao bau da minha infência e recordar o quanto é bom ser acolhido. Lembrei-me quando cheguei na casa de uma de minhas colegas, sem avisar, que nos recebeu com um sorriso enorme, genuino de alegria e surpresa. No entanto, vivi de igual modo a experiência de irmos a casa de outros amigos e familiares que nos receberem com tristeza, uns porque não avisamos e outros talvez por pensar que lhes iriamos causar transtornos. Na casa de meus pais e atualmente na minha pessoas sempre foram e são bem recebidas, é usual ter a casa cheia de gente, talvez por ser uma alegria ter pessoas á nossa volta e o nossa base de relacionamento ser a solidariedade! Gigi

    ResponderEliminar
  6. É, ao longo da nossa vida todos nós vivemos a experiência de ser acolhido e de acolher, umas vezes sentimo-nos bem, mas outras nem por isso e acabamos por esquece que os gestos falam mais que as palavras, se estes contradizem as palavras, estas perdem toda a credibilidade e acabam por produzir o efeito contrário, e em vez de conquistarem afastam, deveremos ter sempre o coração aberto e ser verdadeiros, ai sentirão que são acolhidos independentemente da maneira como nos sentimos.
    Quem ama acolhe e não tem sentido falar amor ou acolhimento se não se ama verdadeiramente e não se acolhe. Devemos saber escutar o nosso coração, estabelecer a nossa escala de valores, só assim sentiremos esse acolher e a disponibilidade de ser acolhido como sentido de verdade e vida, sendo tudo oque necessitamos para nos sentirmos felizes.
    A vida é um presente ao acolhimento.
    Tónica

    ResponderEliminar
  7. É e será sempre mais fácil acolher doque ser acolhido, nós somos o que somos e não é mais doque isso que damos ao outro, mas e existe sempre um mas, é isso que o outro pretende? a maior parte das vezes sentimos que não, é como se existisse um fosso, não intencional mas está lá.
    A nossa disponibilidade para ser acolhido também não é a melhor, quantas vezes não vimos o acolher do outro como se se tratasse de uma intromissão ao nosso eu? uma invasão ao nosso espaço, que tentamos colocar numa redoma firma, mas que não está mais do que envolta num vidro muito fino que ao menor toque quebra, e dizemos: este é o meu eu e não está disponivel a não ser que eu queira?
    Perante esta atitute tão natural no ser humano é realmente de questionar, eu realmente acolho e sou acolhido? refletindo sinceramente, acho que me prendo a uma ilusão de que sou acolhedor e estou disponivel mas depois fecho-me, não deixo e critico o que invade o meu espaço, algo que eu não quero, pois em todo está ligado ao meu eu, sinto-o de certo modo como uma intromissão, e heis que aqui está a minha concha fechada mas com muitas fendas.
    Acolho a Deus? sim, deixo que ele exista na minha vida, faço meu o Seu exemplo, tendo seguir os Seus paços, mas, mais uma vez presente, será que o Sigo realmente, consigo seguir O seu exemplo? nem sempre, muitas vezes é dificil e quando dou por mim estou a pedir perdão dos meus actos e sinto-me uma simples pecadora que espera por Ele ser acolhida e guiada pelas Suas linhas mestras.
    Decididamente será necessário mudar para poder afirmar a viva voz: Acolho a Deus e aos outros e sim sou acolhida
    Ana

    ResponderEliminar
  8. O acolhimento é a base essencial da nossa vida. É o alicerse para todos os nossos atos, desde que nascemos até morrermos. Se somos pessoas bem dispostas e felizes com toda a certeza somos pessoas acolhidas e acolhemos sempre o outro.
    A sua ausência torna-nos agressivos, tempestivos e pouco apeteciveis para a sociedade em geral, levando a que cada vez mais nos vamos sentido sós.

    Acolhe e deixa-te acolher cidadão e verás a leveza e determinação com que conseguirás levar e vencer na vida.

    ResponderEliminar
  9. Perguntas simples mas profundas, fazem-nos pensar bem no nosso ser.
    Acolho? digo que sim, mas acolho de verdade? posso dizer então depois de bastante refletir, não, não acolho. Porquê? porque sou uma pessoa de ideias fixas e básicas, em relação ao ser humano baseio-me em 4 principios para me relacionar, gosto (mantenho relacionamento), não gosto (falo o básicamente necessário), serve-me (faço questão de manter relacionamento) não serve os meus principios e necessidades "básicas" (coloco de parte), então posso dizer que não sou aberto ao outro, ás suas virtudes e defeitos, porque se pensarmos bem, todos nós temos sempre algo a dar ao outro e a receber, independentemente dos principios com que me oriento, aliás mesmo sem acolher e me relacionar, muitos ensinamentos, por vezes de longe tenho adquirido.
    Disponivel também não, posso afirmar, pois pessoas como eu não se deixam acolher facilmente, julgamos muitos os outros e muitas vezes da forma errada, porque ao julgarmos, não estamos mais doque a identificarmo-nos com eles e sendo nós proprios aquilo que dizemos que os outros são.
    Acolho a Deus? Sigo o seu exemplo? Não, sou maioritariamente o que se costuma dizer: católico não praticante! raramente vou á missa ou me dedico a orações, estas ultimas estão presentes issencialmente quando sinto necessidade de me recolher ou quando volto á infância e rezava com os meus avós.
    Sinto que deveria pensar um pouco mais no outro, mais aberto e acolher mais, talvez assim eu conseguisse na realidade saber o valor da felicidade que tantas vezes penso ver passar ao largo.
    R

    ResponderEliminar
  10. Cada dia que passa...
    sinto mais distante o acolher que se fala,
    Cada dia que passa...
    sinto saudadade dos momentos acolhedores que vivi
    Cada dia que passa...
    sinto saudades de ouvir falar de Deus,
    Cada dia que passa...
    Sinto saudades de ti,
    Porquê?
    estanto tu tão perto
    Não me acolhes
    e não permites que te acolha a ti
    Cada dia que passa...
    Sinto que quero ser acolhido
    que fazer?

    ResponderEliminar