12 de junho de 2011

Festa do Compromisso


Olá companheiros,

Hoje, Domingo de Pentecostes, os jovens da catequese (9º e 10º volume) em conjunto com a nossa comunidade estão em festa, festa porque é o Dia do Senhor e porque escolheram este dia para se comprometerem com Cristo.

Perante a comunidade reconheceram:

"Somos jovens comprometidos com Cristo:

Se plantarmos a esperança num mundo novo
Em cada pegada do nosso caminho…

Se curarmos as chagas do mundo
Com a chama purificadora da autenticidade…

Se conseguirmos colmatar brechas em castelos velhos
Ou reconstruir com sonhos desfeitos…

Se não aceitarmos a monotonia morna
das águas paradas…

Se transformarmos a vida
Numa luta de AMOR,
- contra a injustiça,
- a mentira
- e a miséria humana"

Apresentaram ao Senhor, o Vosso desejo de ter:


Caridade
A caridade ou o amor é o fruto primeiro do Espírito Santo. É o vinculo da perfeição e a plenitude da lei. Trazemos ao altar os morangos: eles são como corações, sinais da cor do amor… do amor de Deus derramado em nossos corações, pelo Espírito Santo.

Alegria
A alegria é um fruto semeado e plantado na vinha nosso coração. Oferecemos estas uvas, o precioso fruto do qual se faz o vinho, que alegra o coração do homem. O vinho que, quanto mais velho mais guarda as virtudes do sabor e do gosto. O Espírito dá-nos uma tal alegria que resiste ao tempo, é completa e ninguém mais no-la poderá tirar…

Paz
A Paz, anunciada no ramo de oliveira dos tempos de Noé, é o fruto primeiro da Páscoa do Senhor. Oferecemos a azeitona, no ramo pendurada, suspensa no bico da pomba… do Espírito. Lá onde Deus, o homem e a criação repousam juntos. «Dorme meu menino, que a mãezinha logo vem… Paz é saber que todos se amam e se querem bem».

Paciência
A paciência é o fruto mais procurado no mercado da vida diária que tanto e sempre nos consome.
Oferecemos as nozes, fruto que dura todo o ano, dura por fora, doce por dentro, não tem pressa, não tem voz. Espera sempre por nós. Ensina-nos a paciência, a demora, entre apanha e o seu sabor.


Bondade
Bondade. Só um é Bom, disse de Deus o próprio Jesus a um jovem preso ao seu olhar. O pêssego, agora oferecido, tem ternura de veludo macio. O pêssego sabe que é preciso; porque o coração do homem anda vazio e a bondade já não mora na nossa face.

Longanimidade
Longanimidade. Coração grande, alma cheia. Aí está o ananás. Veio das terras de longe e traz uma mensagem quente de amor e a mistura viva do sangue da dor… no largo espaço do perdão.

Benignidade
Benignidade, que só vê e faz o bem, como o olhar puro da infância. As laranjas, antes de serem fruto, são mistério de perfume. Sol que é sumo de ouro, refrescante no deserto das nossas vidas.

Mansidão
Mansidão. Manso de coração, o mestre oferece-se na ceia e entrega-se em sacrifício na cruz, de braços abertos para o perdão. As cerejas, de pele lisa, deixam-se comer na generosa partilha dos pardais.
Comem-se no sossego dos portais de granito, quando a amizade passa de mão em mão…


Fidelidade (FÉ) 
Fé e fidelidade, são frutos da mesma raiz. E a maçã, que foi tentação e desvio, volta para ser presença quotidiana e humilde em casa de pobres e ricos. Fidelidade de todas as horas e dias.

Modéstia
Modéstia. Para a dizer e ensinar, quem como a amêndoa? Dela sabemos o gosto austero e a dura condição. Só a vê quem tem olhos limpos e conhece o valor dos pequenos gestos do coração.


Temperança
Temperança, doçura que não se desfaz, acidez sem veneno, que não mata. Oferecemos o limão, amargo e doce. Meu limão, meu limoeiro, minha sombra no jardim, fruto ácido doce cheiro, és espírito para mim.


Castidade
Castidade, olhos puros de água cristalina, desejo de amor, sem vício da posse e do uso.
A castanha friorenta, agasalhada em roupas espinhosas e flanelas macias, vem no tempo das primeiras chuvas e traz o cheiro da terra molhada e fecunda. Quer ser dádiva, segredo, certeza de que não estamos sós. Por isso se mantém pura e resguardada para as núpcias da terra com o céu.


E comprometeram-se a:

Amar: Comprometo-me a amar o meu Senhor, correndo o risco de ser criticado por manifestar e acolher
tal amor porque estou consciente da ousadia necessária. Quem ama a Deus manifesta-o por palavras e
atitudes e quem ama quer encontrar-se com Deus.

Acreditar: Comprometo-me a acreditar num só Deus, Pai, Filho e Espírito Santo. Acreditar na vida
eterna. Acreditar que as pessoas são um sinal de Deus e que Ele nos ama apaixonadamente. Acredito que
vale a pena entregar a vida pelos outros de forma desinteressada. Comprometo-me a acreditar que sou
membro responsável da comunidade cristã onde celebro e partilho a minha fé.

Celebrar: Comprometo-me a celebrar cada gesto, cada alegria que Deus nos dá, celebrando Deus com
os outros, espalhando a Sua mensagem, continuando a missão dos Apóstolos. Celebrarei a alegria de um
mundo novo em cada passada do meu caminho

Viver: Comprometo-me a viver cada momento em estreita ligação com Deus, o meu Senhor. A viver com
alegria e entusiasmo o caminho que Deus tem para mim. A viver com honra e dignidade a minha vida em
busca do trajecto mais feliz, testemunhando a alegria de ter optado por Jesus Cristo.

Sem comentários:

Enviar um comentário