27 de outubro de 2013

Capela N. Sra. da Saude



A actual quinta apalaçada de Nossa Senhora da Saúde resulta de um conjunto de vastas e contínuas campanhas de obras realizadas ao longo dos séculos. 
Neste mesmo local existia uma outra quinta pertencente a D. Duarte, com ermida dedicada a Sta. Catarina. Datará de 1470 a edificação da sede original da Ordem Terceira de São Francisco no nosso território, no convento de Sta. Catarina do Vale de Mourol. 
No século XVII procedem-se a algumas obras de remodelação da nave e da capela-mor da respetiva igreja, sendo com a extinção das Ordens religiosas, em 1834, que o edifício foi comprado por particulares. Foi a partir dos inícios do século XX que se resolveu edificar a zona residencial precisamente em torno do antigo claustro conventual de dois andares, com colunata no piso inferior, entablamento corrido no superior e respetiva fonte centralizada. Aproveitou-se, então, para se adossarem alguns painéis de azulejos setecentistas à sua volta, tanto originais como cópias. 
Em virtude do empenho pessoal de um dos seus proprietários, Dr. Henrique Anachoreta, procedeu-se à incorporação de alguns elementos arquitetónicos pertencentes a outras edificações na primitiva igreja, esta de uma só nave, com galilé coroada por coro alto, nave de três águas com teto em caixotão, revestida por silhar azulejar barroco, capela-mor abobadada e quatro capelas, duas das quais laterais. Tais seriam os casos do portal gótico do antigo Hospital de S. Lázaro, em Santarém, bem como das janelas maineladas manuelinas provenientes de um edifício situado na Rua de S. Martinho, também em Santarém, além de outros fragmentos ilustrativos da imagética das centúrias de XVI, XVII e XVIII, incluindo obras pictóricas. 
Em termos gerais, trata-se de uma moradia solarenga, cujos alçados nos remetem para os palácios barrocos. 



Sem comentários:

Enviar um comentário