17 de março de 2013

V domingo da quaresma - Mudando de rumo

Levados muitas vezes pelos nossos impulsos humanos, julgamos os outros e condenamo-los na praça pública, sem pensar que também nós somos frágeis e imperfeitos.

Assim acontece também na nossa família  quando apontamos o dedo uns aos outros, nos acusamos e criticamos mutuamente, sem pensar nas nossas falhas e fraquezas.

Jesus ensina-nos a olhar primeiro para dentro de nós, a tomar consciência da nossa fragilidade e do nosso pecado, em vez de julgar os outros e condená-los simplesmente porque não agiram bem.

Como pais, tentamos ensinar as nossas filhas a não julgar os outros, a saber aceitar os seus erros e fragilidades e dar testemunho e exemplo, através de uma atitude tolerante e paciente face aos erros e atitudes menos corretas daqueles que nos rodeiam.

Como filhas, procuramos aplicar aquilo que os nossos pais nos ensinam, não criticando nem dizendo mal dos outros, seguindo o conselho de não dizendo mal dos outros, seguindo o conselho de não fazer aos outros aquilo que não gostamos que nos façam a nós.

Jesus, o único que tinha autoridade e moral para julgar ou condenar, em vez disso perdoou. Libertou a mulher adúltera e aconselhou-a a mudar. Nesta quaresma somos também chamados a mudar o rumo, a remar para outra rota, reconhecendo as nossas fragilidades mas sempre guiados pelo leme do amor de Deus, deixando-nos conduzir por Ele.

Maria deu o exemplo, deixando-se conduzir, ao aceitar o plano de Deus para ela e para a humanidade, tendo, por isso, mudado para sempre o rumo da história. Com ela e por sua intercessão, peçamos a Deus nesta Quaresma, pela nossa família e por todas as famílias desta nossa comunidade cristã  para que Ele nos ajude a mudar de rumo, praticando o amor e a misericórdia que Jesus hoje , no Evangelho, nos revela e chama a viver.

Ave Maria,
cheia de graça, o Senhor é convosco,
bendita sois vós entre as mulheres
e bendito é o fruto do Vosso ventre, Jesus.

Santa Maria, Mãe de Deus
rogai por nós, pecadores,
agora, e na hora da nossa morte.

Amen


Meditação do Evangelho Jo 8, 1-11
Familia Silva

Sem comentários:

Enviar um comentário