12 de abril de 2011

Via Sacra








1ª Estação – JESUS É CONDENADO À MORTE

Leitura: Jo. 18, 33-40 ; Lc. 22, 31-34 ·
Meditação: Antes de ser presente a Pilatos, Jesus passou uma noite na prisão fria e escura. Nela Jesus para além de ter sentido a dor física que o enfraquecia; Jesus sentia uma tristeza de morte por todo o escárnio, injustiça e negação que faziam do seu amor. Pilatos representava todos aqueles que lutavam entre a Graça e as suas próprias paixões, todos aqueles que se deixavam dominar pelo respeito humano e por um excessivo amor próprio. O próprio Pedro, a quem Jesus tinha constituído chefe e cabeça da Igreja teve a oportunidade de dar testemunho de Jesus, mas foi mais fácil negá-lo! Mas que ternura o olhar de Jesus quando olhou Pedro amargamente arrependido do seu pecado. E nós? E tu? Deixas-te penetrar por este olhar terno e misericordioso? Ou preferias ser como Pilatos que é neutro ao Amor de Deus?


2ª Estação – JESUS CARREGA SUA CRUZ


Leitura: Jo. 19, 1-6 e 15-18
Meditação: A cobardia de Pilatos fez com que Jesus fosse flagelado, açoitado até que todo o seu corpo ficasse coberto de feridas, sangue e dor. E como se não bastasse coroaram-no de espinhos, mais dor! A cruz, o sinal da vergonha para um romano, é abraçada por Jesus. Bem se pode ver na cruz a imagem dos nossos pecados. Que adorável Jesus que toma sobre os seus delicados ombros os meus pecados! Que bom Jesus que torna a cruz sinal de salvação! E tu? Qual a cruz que queres abraçar? Meditemos como Jesus se deve ter sentido desprezado quando o seu povo pedia a sua morte. E eu que posso fazer para minimizar o sofrimento de Jesus?

3ª Estação – JESUS CAI PELA PRIMEIRA VEZ

Leitura: Is. 53, 5 / Jo. 12, 24-25
Meditação: Apesar do caminho até ao calvário não ser longo a fadiga de Jesus é tão grande e a cruz é tão pesada que fá-lo cair, pela primeira vez. Sem gentileza e compaixão demonstrada nos gestos de ajuda dos soldados, Jesus aumenta a sua tristeza. Seu rosto está por terra! E tu? Que gesto escolhes para contemplar a santa face de Jesus? Que ajuda pretendes oferecer?

4ª Estação – ENCONTRO DE JESUS COM SUA MÃE SANTISSIMA

Leitura: Lc. 2, 34-35 / Lc. 2, 51
Meditação: Olhai como é silencioso o sofrimento de Maria e de Jesus. Que olhar terno e doloroso devem ter trocado, mas a obra da redenção ter-se-ia que consumar. Maria guarda cada sorriso, cada palavra, cada gesto, cada ferida, cada gota de sangue, cada lágrima de seu Amado Filho no seu terno e doce coração E assim é acolhido e estimulado para continuar pelo olhar de Sua Mãe. Ela jamais o abandonou até ser sepultado. E tu? Que encontro tens com Maria? Será Ela um modelo para ti? Partilhas, acolhes, guardas, rezas, acompanhas a dor de Jesus?

5ª Estação – SIMÃO CIRENE AJUDA JESUS A CARREGAR A CRUZ

Leitura: Mc.15, 20-21
Meditação: A possibilidade de Jesus não chegar vivo ao calvário gera preocupação entre os soldados. E depois combinaram entre si escolherem alguém que ajudasse Jesus a suportar a cruz. Foi escolhido Simão de Cirene, homem robusto, aparentemente forte para ajudar Jesus a suportar o peso da Cruz. E tu? Que respostas dás quando Jesus te chama? Será a tua vontade suficientemente forte e sincera para ajudares a suportar pela oração, pela partilha, pelo amor o sofrimento do outro?

6ª Estação – VERÓNICA ENXUGA O ROSTO DE JESUS

Leitura: Is. 50, 6-7 / Sl. 4,7; 16, 15
Meditação: “Vera Ícona”, ou seja, verdadeira imagem é o significado do nome daquela mulher que se compadeceu de Jesus e lhe enxugou o rosto. Que gesto de proximidade, de carinho, de ternura para com o filho do Homem. Quantos de nós não gostaríamos de ter feito o mesmo, ali, naquele lugar onde Jesus passou. E hoje? Sim, hoje, Jesus continua a oferecer a sua santa face para a enxugarmos. E ao fazê-lo estamparíamos em nossa alma a Sua Santa Face. Tornar-nos-iamos um “outro Cristo”. Pois o amor torna aquele que ama semelhante ao objecto amado. E tu? Queres enxugar o rosto de Jesus? Queres ser fiel ao seu Amor pelo testemunho da tua vida?

7ª Estação – JESUS CAI PELA SEGUNDA VEZ


Leitura: Is. 53, 6-7 / Sl. 36, 23-24
Meditação: Que sofrimento! Que dor trespassa o seu coração. Terá chegado a hora de desistir? Quem suporta tanto?! Como delicadas seriam as pedras do caminho comparadas com o sofrimento que se seguia. “Senhor perdoa-me por tanto mal que te causo”. Jesus cai mas ergue-se novamente. Ele mostra-nos como deverá ser a nossa confiança no Pai, mesmo que recaiamos nas mesmas faltas e tentações. O Salvador está sempre disponível a perdoar-nos e para isso é importante não desistirmos. E tu? Queres desistir deste imenso amor que te renova, que te liberta, que te abraça sem perguntar nada?

8ª Estação – JESUS CONSOLA AS FILHAS DE JESURALÉM

Leitura: Lc. 23, 27-31
Meditação: Jesus consola! Mesmo em sofrimento, mesmo suportando sobre os seus delicados ombros o peso dos nossos pecados. Jesus acolhe a angústia e o sofrimento do seu povo e conforta-O falando-lhes na necessidade de se arrependerem e tomarem outro rumo para a sua vida pessoal, familiar e comunitária. Mostra-lhes o poder do sacramento da reconciliação para que o seu pecado, as suas faltas de amor minimizarem o seu sofrimento. E tu? Somos este povo que caminha com Jesus até ao calvário? Onde está a minha contrição?

9ª Estação – JESUS CAI PELA TERCEIRA VEZ

Leitura: Is. 53, 3-10 / 1Pd. 2, 21-24
Meditação: Que faz o Cireneu ali? Não foi ele chamado para ajudar Jesus? Será a sua vontade verdadeira, fiel, despegada de qualquer interesse pessoal na ajuda a Jesus? Ou será que a misericórdia do povo é tão grande, os seus pecados tão pesados que é insuportável aquela cruz? Porque continua Jesus a caminhar? Porque ele disse:”Eu sou a luz do mundo; aquele que me segue não andará nas trevas, mas terá a luz da vida” (Jo 8,12). Ai está diante dos nossos olhos, a luz do mundo que carrega até ao fim o peso da minha ignorância, da minha miséria das minhas faltas e que as leva até ao Pai para que nos seja dadas a salvação e a libertação do povo por tanta falta de amor. E tu? Onde procuras o amor de Deus? É abraçando a cruz que nos apercebemos da luz.

10ª ESTAÇÃO - “Jesus é despojado das Suas vestes”

Leitura: Jo. 19, 23-24
Meditação: Jesus é despojado mais uma vez. Desta feita é colocada em público a sua nudez. A humilhação humana de Jesus atingiu o seu máximo. Mas o seu espírito já há muito se sentia envergonhado e só pela calunia, pelo abandono, pelo falso testemunho que os seus proferiram quando o negaram. Ele já se sentia nu há muito tempo. E tu? Ainda hoje O colocas a nu quando O negas no irmão? E tu ainda O negas quando finges que não vês quem sofre a teu lado

11ª ESTAÇÃO - “Jesus é pregado na cruz”

Leitura: Jo. 19, 17-19 Jo. 19, 25-27
Meditação: SILÊNCIO……….. Quantos de nós aqui neste silêncio consegue ouvir o som das marteladas? O som do choro silenciado de quem sente a culpa de tamanha crueldade? Quem consegue ouvir o alivio daqueles que suspiram de alivio por O terem silenciado? E tu? Continuas a ser o “carrasco” desta crueldade quando não assumes que tudo passa menos esse Amor louco que tudo pode para salvar, redimir, valorizar? Deixas sufocar-te na culpa quando na cruz te oferecem o sacramento da reconciliação?

12ª ESTAÇÃO - “Jesus morre na cruz”

Leitura: Jo. 19, 28-30, 32-34
Meditação: SILÊNCIO……..Jesus morreu!! Testemunho de um Amor imenso onde cada um de nós mergulha desde que Deus Pai nos pensou. E onde nos tornou filhos muito amados pela água (água do baptismo) que saiu do lado de seu primogénito.

13ª ESTAÇÃO - “Jesus é descido da cruz”

Leitura: Jo. 19, 38-40
Meditação: SILÊNCIO…………Jesus desce da cruz. É abraçado por Sua mãe. O colo da mãe. Quantos de nós sente a falta do colo, do aconchego, do calor do colo da mãe. Jesus antes de morrer entregou-nos sua Mãe para nossa Mãe. A única Mãe que suporta o sofrimento como o mesmo silêncio e obediência que a alegria das bodas de cana. Queremos nós este colo? Queremos imitar Maria neste “Fiat” constante e sem condição?

14ª ESTAÇÃO - “Jesus é sepultado”

Leitura: Jo. 19, 41-42 Mt. 27, 60-61
Meditação: SILÊNCIO…………..Jesus por fim “bem morto”. E ainda bem guardado. Não seriam uma fracas mulheres que rolariam uma pedra tão pesada que poria fim a tudo o que se tinha passado. O tempo fazia com que tudo se esquecesse. Mas não é preciso força humana quando o Amor fala mais alto. Ele sim, move montanhas. Ele faz-nos todos iguais. Onde está a minha força? Onde está a minha rocha? Onde edifico a minha pessoa?


15ª ESTAÇÃO - “Jesus Ressuscitou”

Leitura: Jo. 20, 1-18
Meditação: Jesus vive!!!!! Oiçamos agora o espanto na voz de cada um. Oiçamos o pensamento daqueles que sentiam aliviados por O terem calado. Mas o Amor cala-se? A verdadeira Luz apaga-se? A água que nos lava e nos torna novas criaturas esgota-se? Sim, se não fores testemunha de Jesus VIVO. Ele vive.


Sem comentários:

Enviar um comentário