12 de maio de 2010

Papa Bento XVI…

Olá Companheiros,

Numa altura em que o Santo Padre está em viagem Apostólica pelo nosso pais e após ouvir alguns comentários e interrogações pelo e sobre o nosso Pastor, achamos por bem dar-vos a conhecer um "pouquinho mais" de sua Santidade Bento XVI, entidade máxima da igreja católica, ou seja, “o chefe da Igreja” e de como tudo começou.

Começou à muitos anos atrás, com a instituição da Eucaristia (Jesus presente na hóstia consagrada), quando Jesus, antes de se entregar á morte, se reuniu com os apóstolos e repartiu o pão e o vinho, convidando-os a fazerem o mesmo que ele fez. Humildemente, servindo disse-lhe e mostrou-lhes que seria necessário colocar-se ao serviço para ser digno do nome de discípulo, convidando-os a agir da mesma forma que ele fez. “ Vós me chamais Mestre e Senhor, e dizeis bem, porque eu o sou. Ora, se eu, Senhor e Mestre, vos lavei os pés, vós deveis também lavar os pés uns aos outros. Porque eu vos dei o exemplo, para que, como eu vos fiz, façais vós também”(Jo 13, 3-15).

Após a morte e ressurreição de Jesus, os discípulos seguiram os seus ensinamentos, começaram a reunir-se às escondidas, por causa dos judeus. Permaneciam unidos, eram assíduos à oração repartindo o pão, distribuído as suas riquezas e louvando a Deus.

O apóstolo Pedro, por indicação de Jesus, que lhe disse: “tu és Pedro, e sobre esta pedra edificarei a minha igreja, e as portas do inferno näo prevalecerão contra ela; eu te darei as chaves do reino dos céus; e tudo o que ligares na terra será ligado nos céus, e tudo o que desligares na terra será desligado nos céus”, assume o destino das primeiras comunidades Cristãs, acabando por ser nomeado Papa, o primeiro Papa, um dos discípulos de Jesus.

Muitos foram os que se converteram e renderam ao seu amor, seguindo os seus passos, como S. Paulo, apóstolo convertido, que inicia numerosas comunidades cristãs.

Depois de Pedro, existiram muitos Papas na igreja, podemos dizer que nestes 2000 anos, existiram 266 Papas, como por exemplo: João Paulo II, Paulo VI, João XXII, entre outros.

Actualmente é Bento XVI, cujo nome verdadeiro é Joseph Ratzinger, eleito Papa a 19 de Abril de 2005, após a morte do Papa João Paulo II, de quem era muito amigo e seu secretário, na altura tinha quase 80 anos. Altura em que adoptou o nome de Bento XVI, o nome do Santo Padroeiro da Europa, como uma provável homenagem ao último Papa que adoptou o nome de Bento, o Italiano Giacomo della Chiesa, entre 1914 e 1922. Conhecido como “Papa da Paz”, Bento XV, sem sucesso, tentou negociar a paz durante a Primeira Guerra Mundial. Permanecerá permanecendo no cargo até ao dia em que Jesus o chamar.

Joseph Ratzinger, nasceu a 16 de Abril de 1927, na Alemanha, na província da Baviera, numa aldeia chamada Marktl am Inn. Tem um irmão, que como ele também seguiu o sacerdócio e tinha uma irmã, a Maria que já morreu a alguns anos. A sua mãe era cozinheira e o seu pai policia. Desde cedo descobriu a sua vocação, ingressou no seminário e foi ordenado sacerdote no ano 1951. Durante algum tempo foi professor universitário, ensinava filosofia e teologia. Gosta de ouvir música e sabe tocar piano, tem um piano de cauda, gosta de ler e escrever e já publicou alguns livros, gosta de animais, principalmente de gatos e gosta de crianças e jovens.

O Papa tem como missão ser o sinal de unidade dos cristãos, animar as comunidades cristãs na fé, Intervir ao nível da comunidade mundial na promoção da paz e reconciliação entre os povos e Ser “outro Jesus” na terra.

Sabes que sua Santidade, já esteve em Portugal, inclusive em Fátima? pois é, já cá esteve, na altura ainda não era Papa,  foi ele inclusive que estudou o 3º segredo de Fátima. Desta vez será no dia 13 de Maio, dia de Maria que ele estará presente em Fátima e que nos convida a todos a ir até lá.

Propomo-vos que rezemos todos por esta viagem, para que tudo corra bem durante esta breve estadia de sua santidade ao nosso pais.

Bem-Haja


Sem comentários:

Enviar um comentário