27 de novembro de 2011

Partilha

I semana do Advento: Nesta época tão especial, viemos desta forma simples, deixar-te aqui, os dois pequenos trechos da Bíblia para que através da leitura de um deles ou de ambos, possas refletir só e ou em família ou com amigos e assim possas descobrir e assim possas descobrir onde mora o teu coração e o teu compromisso com Deus.
5 As Bem-aventuranças (Lc 6, 20-26) - 1*Ao ver a multidão, Jesus subiu a um monte. Depois de se ter sentado, os discípulos aproximaram-se dele. 2Então tomou a palavra e começou a ensiná-los, dizendo: 3*«Felizes os pobres em espírito, porque deles é o Reino do Céu. 4*Felizes os que choram, porque serão consolados. 5*Felizes os mansos, porque possuirão a terra. 6*Felizes os que têm fome e sede de justiça, porque serão saciados. 7*Felizes os misericordiosos, porque alcançarão misericórdia. 8*Felizes os puros de coração, porque verão a Deus. 9*Felizes os pacificadores, porque serão chamados filhos de Deus. 10Felizes os que sofrem perseguição por causa da justiça, porque deles é o Reino do Céu. 11*Felizes sereis, quando vos insultarem e perseguirem e, mentindo, disserem todo o género de calúnias contra vós, por minha causa. 12Exultai e alegrai-vos, porque grande será a vossa recompensa no Céu; pois também assim perseguiram os profetas que vos precederam.»
Mt 5, 1-12
Bet 9Como poderá um jovem manter puro o seu caminho? Só guardando as tuas palavras. 10Eu procuro-te com todo o coração; não deixes que me afaste dos teus mandamentos. 11Guardo no meu coração as tuas promessas, para não pecar contra ti. 12Bendito sejas, SENHOR! Ensina-me as tuas leis. 13Anuncio com os meus lábios todos os decretos da tua boca. 14Alegro-me mais em seguir as tuas ordens, do que em possuir qualquer riqueza. 15Meditarei nos teus preceitos e prestarei atenção aos teus caminhos. 16Hei-de alegrar-me com as tuas leis; não esquecerei as tuas palavras.
Salmo 119 (118), 9-16

3 comentários:

  1. As bem-aventuranças são ensinamentos que foram pregados por Jesus no Sermão da Montanha para ensinar e revelar aos homens a verdadeira felicidade assim como o carater que as pessoas devem seguir, seguindo estes ensinamentos viveremos ao lado de Deus.

    As bem-aventuranças consistem em duas partes: uma condição, logo um resultado, sendo também consideradas ensinamentos.

    Se vivermos cumprindo os ensinamentos de amor, felicidade, humildade das bem-aventuranças, viveremos mais felizes connosco e com os outros e seremos chamados ao Reino de Deus.

    João Francisco

    ResponderEliminar
  2. O 1º texto fala sobre um sermão que jesus deu aos seus discípulos e essa mensagem é para acreditarmos em deus mesmo ao dizerem nos que é mentira e outras coisas. E a nossa recompensa será o reino dos céus.


    O 2º texto fala sobre uma pessoa que quer seguir Jesus no coração. E que irá ser feliz ao segui-lo.

    Vasco

    ResponderEliminar
  3. " Escolhi o 2º texto. O meu compromisso com DEus é seguir as suas leis da verdade, bondade e amor na minha vida. Por exemplo: ajudar os mais necessitados no meu grupo de amigos; em casa viver verdadeiramente em familia e gostar que essa familia se desenvolva em todos e tentar esforçar-me por não pecar."

    Afonso

    ResponderEliminar