14 de novembro de 2011

Partilha

Olá Companheiros,
.
Nesta época já tão próxima do advento, viemos desta forma simples, deixar-te aqui dois pequenos trechos da Biblia, para que através da leitura de um deles ou de ambos, possas refletir só e ou em familia ou com amigos e assim possas descobrir um Deus presente na história e na criação; a tua fé à luz da fé de Abraão e onde ela mora.
.
"Pela fé, Abraão, quando foi posto à prova, ofereceu Isaac, e estava preparado para oferecer o seu único filho, ele que tinha recebido as promessas e 18*a quem tinha sido dito: Por meio de Isaac será assegurada a tua descendência. 19*De facto, ele pensava que Deus tem até poder para ressuscitar os mortos; por isso, numa espécie de prefiguração, recuperou o seu filho. 20*Pela fé, Isaac abençoou Jacob e Esaú, relativamente às coisas futuras. 21*Pela fé, Jacob, estando para morrer, abençoou cada um dos filhos de José e prostrou-se, apoiando-se na extremidade do seu bastão. 22*Pela fé, José, no fim da vida, evocou o êxodo dos filhos de Israel e deu instruções acerca dos seus ossos. 23*Pela fé, Moisés, acabado de nascer, foi escondido durante três meses pelos seus pais, porque viram que o menino era belo e não tiveram medo do decreto do rei. 24*Pela fé, Moisés, já crescido, recusou ser chamado filho da filha do Faraó, 25preferindo ser maltratado com o povo de Deus, a desfrutar por breve tempo o gozo do pecado. 26*Ele considerou a humilhação de Cristo uma riqueza maior do que os tesouros do Egipto, pois tinha os olhos fixos na recompensa. 27*Pela fé, deixou o Egipto, sem temer a ira do rei, mantendo-se firme, como se vontemplasse o Invisível. 28*Pela fé, celebrou a Páscoa e fez a aspersão do sangue, a fim de que o Exterminador não tocasse nos primogénitos de Israel.
Heb 11, 17-28
.
.
11*Quem como Tu, entre os deuses, SENHOR? Quem como Tu, enaltecido de santidade, temível de glória, fazendo maravilhas? 12Estendeste a tua direita: a terra engoliu-os. 13*Com o teu amor conduziste este povo que resgataste. Com a tua força o guiaste para a tua morada santa. 14*Os povos ouviram e estremecem: um tremor se apoderou dos habitantes da Filisteia; 15transidos de pavor ficaram então os chefes de Edom; um tremor se apoderou dos poderosos de Moab; esmorecem todos os habitantes de Canaã. 16Cairão sobre eles o pavor e o tremor; com a grandeza do teu braço, ficarão paralisados como pedra, até que passe o teu povo, SENHOR, até que passe este povo que resgataste. 17*Fá-lo-ás entrar e plantá-lo-ás na montanha que é a tua herança, lugar que fizeste para Tu habitares, SENHOR, santuário que as tuas mãos, Senhor, estabeleceram. 18O SENHOR reinará eternamente e para sempre.»
Ex 15, 11-18
.
Se assim o entenderes, partilha connosco através de um texto, enviado-nos por email para o endereço ao lado ou deixares um comentário.

9 comentários:

  1. Eu, na minha vida, a fé reside no meu coração e tento também, quando faço escolhas ou caminhos, pensar que, embora possam ser dificeis no momento, facilitarão o meu futuro porque vou ultrapassá-los e assim crescer na fé.
    Afonso

    ResponderEliminar
  2. heb 11, 17-28
    Vejo Deus como libertador, que nos ajuda e liberta alguém do pecado.
    Acredito e tenho fé em Deus, mas não entregar um filho a Deus, como Abraão, por mais amor que lhe tenha.
    Sinto muito da minha fé presente, quando vou á missa, é como se estivesse ligada a Ele
    SS

    ResponderEliminar
  3. Heb 11, 17-28

    1. Deus é o criador da Terra
    2. Descobri a minha fé no amor e na caridade
    3. A minha fé mora no meu coração.

    Simão Pais

    ResponderEliminar
  4. Heb 11, 17-28

    Deus está presente na história e na criação, por criar o mundo e ajudar o povo, dando-nos tudo para o nosso bem
    A minha fé é muito diferente da fé de Abraão, sinto que não sou capaz de tudo por Deus.
    A minha fé mora em mim, mas é mais forte ao pé das pessoas que mais gosto

    ResponderEliminar
  5. Deus foi o criador do mundo, esteve e está sempre presente no mundo.
    Sinto que a minha fé é sem dúvida muito diferente da fé de Abraão.
    A minha fé mora há minha volta.

    ResponderEliminar
  6. Deus sempre esteve presente em toda a história da criação, esteve ao lado dos homens no antigo testamento (antes de Jesus nascer) e está presente no mundo, no coração dos homens passado 2000 anos de Jesus nascer.

    A nossa fé é incomparável com a de Abraão porque somos humanos, ainda precisamos de uma longa caminhada para nos aproximarmos à fé deste profeta.

    A nossa fé mora nos momentos de oração que fazemos com Deus, ou seja, nos momentos em que procuramos encontrar-nos com ele. Mora, quando estamos presentes de alma e coração na Eucaristia, na comunhão, no encontro com os irmãos, quando mesmo com dificuldades, mesmo sem entendermos acabamos por aceitar aquilo que Deus nos pede.

    ResponderEliminar
  7. 1- Deus é um libertador para todos os que vêm ao seu encontro.

    2- Abraão estava disposto a cumprir a vontade de Deus, a percorrer os caminhos que Deus lhe indicava e a obedecer às suas ordens. Pela minha fé, estou disposta a ser como Abraão, confiando e obedecendo a Deus e abrir o meu coração aos outros.

    3- A minha fé em Deus passa por saber escutá-lo, perceber o que ele quer de mim. Fazer parte do povo de Deus é viver em alegria e caminhar em comunidade

    Catarina

    ResponderEliminar
  8. devemos orgulhar nos de sermos assim e não pensarmos que o mundo está todo contra nós.
    Devemos respeitar os mandamentos que o Senhor nos deixou e respeitá-lo a si também.
    Margarida

    ResponderEliminar
  9. Devemos ser nós proprios, sermos bons amigos, ajudar os que mais precisam, saber perdoar os outros. Com estas atitudes somos boas pessoas, dotadas de atos cristãos. Os outros ao verem as mossas atitudes e perceberem os principios e os ensinamentos que seguimos, vão perceber que ser cristão é bom

    Ana Rita

    ResponderEliminar