25 de agosto de 2011

Testemunho das Jornadas Mundiais da Juventude

Boas comunidade, passo por aqui para deixar o meu testemunho.

Cheguei, a uns poucos dias atrás, das Jornadas Mundiais da Juventude em Madrid. Fui com a diocese de Santarém, um grupo constituido por 106 pessoas. Connosco foi o Padre Ricardo Conceição.

De certo, alguns de vocês, viram passar as numerosas celebraçoes na televisão, as entrevistas pelos jornais, mas não representam um terço do que se passou por lá.

No meio de tantos numeros dados pela quantidade de portugueses, na média, garanto que estavamos 12 mil.

Para mim um dos momentos mais marcantes terá sido no dia 18 de Agosto, o encontro com os bispos portugueses, lembro-me que, quando o Cardeal Patriarca de Lisboa D. José Policardo começou a dizer as primeiras palavras fez-se um silencio total no pavilhão. Cada palavra juntava-se a outra e daquela voz saiam sentimentos e expressões que tantas vezes me tocaram, parecia que as dúvidas findavam e acolhia no meu coração uma fé nova mais fervente e com outro grau de certeza. Recordo duas das frases que ficaram em que Jesus disse: sem mim nada podereis e onde dois ou tres tiverem reunidos em meu nome eu estarei no meio deles, nelas senti um conforto e crescimento interior na religião. E com os dois testemunhos dados fez-nos acreditar que cada um pode continuar a dizer sim ao caminho e iluminar-mos um mundo melhor.

Todos os dias via-se imensos grupos de diferentes paises, não existia rua sem animação, danças, cañções que nos mostrava o quanto é possivel viver, acreditar e amar.

Fui para as jornadas sem espectativas, assustada e nervosa de não conhecer da dimensão do que iria encontrar, com a dúvida se queria mesmo fazer o crisma, o meu seguinte sagramento e vim de lá com a certeza que quero fazer o crisma e continuar no serviço desta grande comunidade mundial unida.

A JMJ conta convosco para as proximas?? 2013 Rio de Janeiro :P

5 comentários:

  1. É bom sentir que tu e concerteza muitos jovens cresceram e edificaram-se na fé.
    Parabéns

    ResponderEliminar
  2. Todos os momentos foram especiais. Para mim foi ver aquele mar de gente que cantava, dançava e orava pelas ruas, que mais me tocou. Em todos os locais eu me senti pequenina e uma peça minuscula no mundo de Deus. Quando pensava que fazia parte de uma pequena familia, prinicpalmente pelo número de jovens que participam na Eucaristia e na catequese, na minha zona, verifiquei que afinal faço parte de uma grande familia que como eu regressaram edificados na fé.

    Filó

    ResponderEliminar
  3. Olá, muito bom testemunho.
    Falta é o nome da autora. POdem dizer?
    posso usar o testemunho para a pastoral juvenil?
    Beijinhos

    Pe Ricardo Conceição

    ResponderEliminar
  4. Foi bom, vim com a certeza de crer seguir Cristo.
    2013 Rio de Certeza. Já comecei a fazer mealheiro! :-P

    ResponderEliminar
  5. 2013? já estou pronto, só falta o financiamento.
    Foi memorável e inesplicável o que vivi.

    ResponderEliminar