9 de maio de 2011

Terço

Olá companheiro, Como sabes estamos em Maio, mês de Maria, assim, vimos desta forma simples convidar-te a acompanhar-nos a rezar o terço, no entanto, se achares que é muito, reza uma Dezena ou só uma Avé-Maria ou então apenas pede: Dá-nos a Paz Senhor Verás que não é muito e podes fazê-lo de uma forma simples, para isso basta que sigas o esquema na foto abaixo e tenhas em atenção o dia da semana em que nos encontramos.

Antes de começar devemos sempre meditar um pouco na nossa intenção ao efectuá-lo, no entanto também o podemos fazer sem intenção, apenas porque queremos rezar a Maria, a Seu filho, ou… Pronto para começares? 1. Faz o Sinal da Cruz, 2. Menciona a intenção, se for esse o caso, seguido do credo, 3. Anuncia o Mistério do dia 4. Rezar o Pai Nosso seguido das 10 Avé Marias e da Gloria 5. Jaculatórias

Nós costumamos rezar o terço, meditando sobre momentos importantes da vida de Maria e de Jesus, da seguinte forma:

Mistérios Gozosos (de alegria) - 2ª ; Sábado:

1 – A anunciação do anjo a Nossa Senhora, para ser Mãe de Jesus 2 – A visitação de Maria à sua prima Santa Isabel 3 – O nascimento de Jesus no presépio de Belém 4 – A apresentação de Jesus no Templo e a purificação de Maria 5 – A perda e encontro de Jesus no Templo entre os doutores Mistérios Dolorosos (de sofrimento) - 3ª ; 6ª feira:

1 – A agonia de Jesus no Horto das Oliveiras 2 – A flagelação de Jesus 3 – A coroação de espinhos 4 – Jesus levando a cruz para o monte Calvário 5 – A crucifixão e morte de Jesus Mistérios Gloriosos (de Glória) - 4ª feira e Domingo:

1 – A ressurreição de Jesus 2 – A ascensão de Jesus ao céu 3 – A descida do Espírito Santo sobre os apóstolos 4 – A Assunção da Santíssima Virgem ao céu em corpo e alma 5 – A coroação de Nossa Senhora no céu, como Rainha Mistérios Luminosos (da Luz) – 5ª feira:

1 – O Baptismo de Jesus 2 – As Bodas de Caná 3 – O anúncio do Reino de Deus 4 – A Transfiguração de Jesus 5 – A instituição da Eucaristia Designa-se por um Mistério, um Pai Noss,o o conjunto de 10 Avé Marias, Gloria e outras orações pequeninas (jaculatórias)

As jaculatórias são pequenas frases que se podem repetir, e às vezes são como que pequenas afirmações com uma resposta que a confirma. A intenção das jaculatórias é a penas a de ter presente o pensamento na oração. São tiradas quer da tradição oral da Igreja, quer da Bíblia, usualmente dos Salmos, tais como:

1- Ó Maria concebida sem pecado, Rogai por nós que recorremos a vós. 2 -Ó meu bom Jesus perdoai-nos e livrai-nos do fogo do inferno, Levai as almas todas para o céu principalmente das que mais precisarem. Nota: Cada uma das seguintes dezenas é recitada da mesma forma: anunciando o correspondente mistério, recitando um Pai Nosso, dez Ave Marias e um Glória enquanto se medita o mistério. Ao se terminar o quinto mistério o Rosário costuma ser concluído com a oração da Salve Rainha. Para terminar, rezam-se as 3 Avé Marias finais, podes sempre dedicar a alguém, como por exemplo ao Santo Padre

Se quiseres podes sempre rezar seguindo alguns dos esquemas que nós costumamos utilizar para isso basta veres nas páginas disponíveis para o efeito.

1 comentário:

  1. Excelente artigo! Motivador e esclarecedor. Que o amor de Maria e Seus cuidados amorosos estejam sempre convosco.

    ResponderEliminar