29 de dezembro de 2010

Pai Natal

Nesta época, em que tanto se fala do Pai Natal, achei interessante dar a conhecer esta figura mítica que actualmente que torna o natal uma festa especial para as crianças.
Antes de nós começar-mos a comemorar o natal, em toda a Europa havia uma pessoa bastante popular e venerada chamada Nicolau (o Pai Natal).
Não se sabe muito a cerca do Pai Natal, mas sabe-se que existiram dois bispos santos em Myra com o nome de Nicolau, eram de séculos diferentes, mas a ambos são atribuídos muitos milagres. Muitas vezes foi posta a sua existência em causa, acabaram por juntarem ambos num só, S. Nicolau de Myra.
Alguns dos milagres que dizem ter sido feitos foram: salvar crianças da morte e ressuscitar outras, pelo que assim foi considerado patrono das crianças; gravidez dejovens esposas que pretendiam engravidar e que invocavam o seu auxilio, assim conseguindo; ajudar jovens casadouras a arranjar marido.
A lenda ligada à sua existência, conta-nos que era herdeiro de uma grande fortuna e que a destribui pelo povo, incluindo um saco cheio de ouro a 3 raparigas que precisavam de um dote para casarem, tendo sido deixado durante a noite para ninguém saber quem foi, dai, hoje me dia, o principal símbolo do Pai Natal ser a generosidade desinteressada.
Desde do século XI que na Europa se conta que o S. Nicolau e o seu cavalo pigarço voa por cima das casas deixando cair bebés e presentes pelas chaminés.
O fato vermelho que todos conhecemos devesse ao facto das vestes dos Bispos, antigamente, serem vermelhos.

Rafael Amarante Silva

1 comentário:

  1. Rafa muito bom! Obrigada pela informação. Vêm malta é simples. Toca a participar.
    Um abraço.

    ResponderEliminar