24 de novembro de 2013

Irmão Roger - Profeta da Confiança

O jovem Roger sentia dentro de si, um chamamento que o levava a crer criar uma comunidade onde fosse possível, todos os dias, os Cristãos reconciliarem-se entre si e com Deus, onde a bondade fosse uma realidade e vivida entre todos de uma forma concreta e onde o o amor fosse o coração de tudo. A sua vontade era de que a comunidade existisse e fosse uma realidade no meio do sofrimento para transmitir paz e esperança a todos.
Com a vontade de passar do sonho a realidade, no ano de 1940, com 25 anos decidiu e deixou a sua terra Natal na Suiça e foi viver para França, pais natal de sua mãe, e foi assim que em plena 2ª guerra mundial, foi viver para a pequena aldeia de Taizé (zona de Lyon) e começou a esconder e ajudar refugiados. principalmente Judeus.
No ano de 1949, alguns irmãos juntaram-se a ele, assumindo o compromisso de viver segundo as regras de Taizé, estabelecidas por Roger e que se centrava na vida comunitária. Ao longo dos anos e até á presente data, muitos foram os que se juntaram  á comunidade e que hoje conta com uma centena de irmãos católicos e de outras confissões Cristãs, oriundos de diversos países, inclusive Portugal.
Atualmente, o nome de Taizé evoca a paz, reconciliação e comunhão no mundo inteiro, para Roger a Igreja quando Reconcilia e Cura "torna-se naquilo que é o mais luminoso de si mesma: límpido reflexo de amor".
Todos os anos são acolhidos na comunidade, jovens que vêem viver uma semana de oração e partilha com os irmãos.
Roger, em 2005, já com 90 anos, durante a oração foi assassinado por uma mulher, no entanto para os irmãos Roger continua presente e acompanha a comunidade com a sua intercessão no céu, e a ser construtor de paz e comunhão. 
Roger transmitiu a importância do amor e do perdão, todos rezam pela mulher que o assassinou para que também ela encontre o amor e a paz necessária.


ORAÇÃO

"Obrigado, Senhor,
Por me teres dado a vida
E por me teres chamado para o teu grupo.
Chamas-me, todos os dia,
a ser tua testemunha no mundo,
Entre os irmãos.
Chamas-me a viver com os outros,
a encontrar-Te e a amar-Te
e a amar os outros
Tu, que vês a minha vida
e conheces todo o meu ser,
ajuda-me a estar sempre unido a Ti
e a todos os irmãos.
Pelo amor vivido em cada dia,
faz-me construtor de uma igreja viva,
de uma igreja comunidade".

17 de novembro de 2013

Martin Lutter King

Martin Luther King
... . Líder da população negra norte-americana,
. Nasceu em 1929, em Atlanta,
. Morreu assassinado em 1968, em Memphis.
. Eloquente ministro baptista
. Casou com Coretta Scott, em 1953
. teve 4 filhos

Toda a sua acção e atitude foi decisiva para a declaração de inconstitucionalidade da segregação racial dos negros. Liderou o movimento a favor dos direitos civis da América Negra nos anos 50 até ao seu assassinato em 1968, sem recorrer á violência

Em 1955, após a prisão de uma mulher negra por por violar a lei da segregação racial ao recusar-se a ceder o seu lugar sentado no autocarro a um passageiro branco, activistas negros decidiram formar, em Montgomery, uma associação com o objectivo de boicotar o trânsito e escolheram Luther King para seu líder. O boicote durou 381 dias e em 1956, até que o Supremo Tribunal declarou inconstitucional a lei de segregação nos meios de transporte.
Foi entre 1960 e 1965 que a sua influência atingiu o auge. No ano 1960 foi preso, tendo a contestação por tal, atingido proporções nacionais. A estratégia de liderar um movimento activo mas não violento levou a que muitos negros e beancos liberais em todas as partes do país, aderissem ao movimento, tendo as acções tomadas, contado com o apoio da administração Kennedy.
Em 1963, mostrou ao mundo a importância de resolver os problemas raciais através de uma marcha pacífica em Washington pelos direitos humanos, em que participaram mais de 200 000 pessoas. Nesse dia proferiu a célebre frase "I have a dream" num discurso em que fez uso de frases bíblicas, no qual proferiu o seu sonho de um dia ver brancos e negros juntos.
Em 1964 foi aprovada a lei que acabaria com a segregação racial.
Recebeu o Prémio Nobel da Paz em 1964.
A 4 de Abril de 1968 foi morto por um atirador quando estava na varanda de um hotel com alguns acompanhantes.
Em 1969 a acusação recairia sobre o branco James Earl Ray, que foi condenado a 99 anos de prisão. O Congresso americano votou a favor de um feriado nacional em sua honra, que começou a ser celebrado a partir de 1986 na terceira segunda-feira de Janeiro.

10 de novembro de 2013

Capela N. Sra. das Neves


Capela de Nossa Senhora das Neves, edifício do Século XVII, que ainda mantém a sua traça, embora seja atualmente dependência de uma casa particular. Atualmente resta o pórtico, sendo utilizada como uma garagem.

3 de novembro de 2013

Deus

Eu te agradeço Senhor por ter alimentação na mesa
e uns pais que me podem dar aquilo que é essencial para mim

Obrigada Jesus