23 de dezembro de 2012

Advento é um tempo de prazer

O Deus da paz vos conceda santidade perfeita. Que todo o vosso ser, espírito e corpo, seja conservado irrepreensível para a vinda de nosso Senhor Jesus Cristo (1 Tesalonicences 5:23)

Nas trevas se acenderá uma luz, no deserto clamou uma voz. E se anuncia a boa noticia: o Senhor via chegar! Preparem seus caminhos, porque se aproxima. Adornem suas almas como uma noiva se adorna no dia do seu casamento.
Quando acendemos estas três velas, cada um de nós quer ser uma tocha tua, para que brilhe a chama.

Vem Senhor, salvar-nos, envolve-nos em tua luz e aquece-nos o coração!

16 de dezembro de 2012

Festa de Natal

Olá companheiros,

Hoje o grupo de catequese do Jardim de Cima e S. Pedro da Paróquia do divino Salvador, Santarém, celebrou em comunidade uma pequena festa de Natal, em que cada grupo deixou a sua mensagem da de uma forma simples e bonita e que queremos partilhar com todos vós

Os mais pequenos, do 1º volume

do 2º volume

Presentearam-nos e muito bem, com um cântico de Natal, mas o segundo informou-nos que também o que gostaria ter neste Natal

O 3º volume quis partilhar connosco um pouco do seu dia a dia e como ele começa, sempre que se encontram, com um belo cântico que todos vós conheceis e que também os conseguem acompanhar, "Cristo Jesus Tu me chamaste"

O 4º volume, deixou-nos um pequeno e lindíssimo poema, que transcrevemos abaixo:

Poema de Natal 

Desde os tempos mais remotos
Diziam as profecias
Que viria a este mundo o esperado messias.

Num pequeno povoado,
Lá longe, no oriente,
Por um anjo anunciado
Ele estaria com a gente.

A jovem abençoada,
Que se chamava Maria
Foi então a escolhida
Para nos dar essa alegria.

Fruto do amor divino,
Nasceu num rasto de luz
Esse lindo Deus- menino
A quem se chamou Jesus,

Ele veio pra mostrar
O seu exemplo ao mundo:
Da humildade, do perdão
E do amor mais profundo

Nesta época de Natal
Vamos celebrar bastante,
Mas nos lembrarmos primeiro
Do aniversariante
Quem nos guia, nos conduz…
Parabéns, Menino Jesus! 



E um pequeno cântico "É Natal, é Natal"


E aqui acabaram-se os cânticos, seguindo apenas pequenos votos e reflexões de grupo

5º volume:

Votos de um Santo e Feliz Natal

6º volume

Era Uma vez…
Há muitos Natais atras, Jesus nasceu para nos salvar! Foi com este sentimento que eu na minha breve vida passei um Natal especial.
Poderia continuar a contar esta história, mas seria a minha história  e muitas outra, igualmente especiais como esta, existente neste livro ficariam por contar.
Todos nós, eu, tu, ele, vós… viveram momentos e Natais especiais, que são verdadeiros contos de Natal. Foi com esta certeza que o nosso grupo sentiu que melhor que contar é partilhar, para nós o Natal é:
·         Viver e sentir Jesus que nasce para nós
·         Um momento especial e simples que partilhamos em família e com amigos
·         É saber escutar, ouvir e perceber a magia do que nos rodeia
·         Fazer o bem e ajudar quem necessita
·         Que o melhor presente está no dar aos outros
·         Um momento simples e que tudo representa alegria
·         Um dos muitos momentos em que temos Jesus no coração, em que de tudo o que lhe damos, basta o nosso amor por ele e pelo próximo
Um beijo, um abraço e o nosso amor como presente de Natal
Feliz Natal



7º volume

A todos um Natal pleno, cheio de amor e com Cristo Jesus presente, Feliz Natal



8º volume




9º volume

Feliz Natal

Queridos amigos queremos, nós rapazes e raparigas do 9º volume, desejar-vos um Feliz Natal e um Ano Novo Feliz.
Desejamo-vos um Natal verdadeiro em que a Vida que se fez em Maria se faça em vós e nas vossas famílias
Desejamo-vos um Natal acolhedor em que a verdade que Maria acreditou se faça em vós e nas vossas famílias.
Desejamo-vos um Natal peregrino naquele Caminho que Maria fez desde que disse “Sim faça-se a Tua Vontade!” Que se faça em vós e nas vossas famílias.
Que Maria vos abençoe e que Jesus vos proteja.

A todos um Feliz Natal!
10/11º volume

O menino Jesus no centro do presépio, deitado na manjedoura, assume-se inequivocamente, como a luz que, daquele dia em diante, guiou o mundo e o fará para todo o sempre.
A criação do menino de Nazaré, através do dogma da encarnação, demonstra-nos o amor do Pai Celeste, para com os seus filhos. Renasce então, a esperança do povo de Deus, num mundo mais justo, onde impera a paz e o amor entre todos os homens,
Deste  modo, coloquemos os olhos no menino que irá nascer e, á sua semelhança, respeitemos e perdoemos todos os nossos irmãos para que, em todo o mundo, os homens se possam amar uns aos outros como Deus ama a cada um dos seus filhos e assim, construir o reino do Criador


No fim reunimo-nos todos e é com alegria e esperança no coração que vos desejamos um Santo e Feliz Natal








Advento é benção

Comprometermo-nos honestamente, como em pleno dia: nada de orgias, nada de bebedeiras, nada de desonestidade nem dissoluções, nada de contendas, nada de ciumes. Ao contrario, revestidos do Senhor Jesus Cristo e não vos entregueis ás coisas da carne, nem lhe satisfaçais os seus desejos (romanos 13: 13-14)

Estando eles ali, completaram-se os dias de ela dar á luz, e teve o seu filho primogénito, que envolveu em faixas e reclinou-O num presépio, porque não havia lugar para eles na hospedaria (lc 2: 6-7)
A Virgem e S. José, com a sua fé, esperança e caridade saem vitoriosos ao aceitarem o projeto de Deus. Não existe qualquer rejeição, nem frio, nem trevas ou desconforto, que lhes possa separar do amor de Cristo que nasceu, Eles são benditos de Deus que O receberam. Deus não achou lugar melhor do que aquele presépio, porque ali estava o amor imaculado que O recebeu.
Unimo-nos à Virgem Maria e a S. José com um sincero desejo de renunciar a tudo o que impede que Jesus nasça nos nossos corações.

Vem Senhor, nasce nos nossos corações!





11 de dezembro de 2012

Advento é tempo de esperança - 2º domingo

Nós porém segundo a sua promessa, esperamos novos céus e uma nova terra, nos quais habitará a justiça. Portanto, caríssimos esperando estas coisas, esforçai-vos em ser por eleachados sem máscula e irrepreensiveis na paz" (2 S.Pedro 3:13-14)

Os profetas mantinham acesa a esperança de Israel. Nós como um simbolo, acendemos estas duas velas. O velho tronco está rebrotando, e se estremece porque Deus se semeou na nossa carne.
Que cada um de nós, Senhor, te abra a sua vida para que possas brotar e florescer, para que nasças e mantenhas nos nossos corações a esperança

Vem rápido Senhor! Vem rápido Salvador!

2 de dezembro de 2012

Advento

Advento é uma chamada para estarmos vigilantes, vigiar significa estar atentos, sair ao encontro do Senhor que quer entrar, este ano mais que no ano passado, queremos dar-lhe um sentido total.

Este 1º domingo, acendemos, Senhor a luz da vela, como aquele que acende a sua lâmpada para sair, na noite, ao encontro do amigo que vem.
Nesta primeira semana de Advento queremos levantar-nos para esperar-te preparados e vigilantes, para te receber com alegria.
Queremos estar despertos e vigilantes, porque Tu trazes a luz mais clara, a paz mais profunda e a alegria mais verdadeira.
Vem, Senhor Jesus!